segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Carta Oração - Setembro 2017

“Pois qual é a  parte dos que desceram à batalha, tal será também a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais .“   (I Sm 30:24)

Acabou o verão e toda a sua exuberância. Apesar de o verão ter tido seus altos e baixo, digo isto por causa das temperaturas e a chuva. Se fossemos compara-lo a um ônibus que tem seu destino certo e até chegar nele existem muitas paradas, esta sem dúvida seria a ilustração perfeita de como foi nosso verão este ano. Outro sinal de fim de verão é que dia 04/09 nosso filho começou o 20 ano. Estamos muito felizes que ele tem crescido na graça e no conhecimento do Senhor também.

Fazendo uso da nossa ilustração a primeira parada aconteceu quando ao termino do ano letivo (fim de Junho) Jane e Nikodem foram para um acampamento onde Jane iria ser monitora. Esse acampamento é da Escola Cristã que o Nikodem estuda. Foram 7 dias de muito trabalho, mas com a alegria de ver o evangelho sendo pregado para aquelas crianças. Enquanto isso o Cleres estava a todo o vapor nos preparativos para o Festival de Jovens.
E por falar em Festival de Jovens, essa foi a segunda para parada. O festival este ano foi especial em vários sentidos. Muitos foram os desafios para que ele acontecesse e por isso tínhamos a certeza que Deus estaria honrando e dando a vitória em todas as dificuldades, afinal nosso objetivo neste festival é mostrar que Deus é real e muda vidas que se achegam a Ele. 
Cinco dias de muita intensidade; mais de 1000 voluntários, quase 7000 participantes ao todo; 145 oficinas de trabalho e sobretudo muitos lugares onde a palavra era pregada. Muitas pessoas chegaram ao conhecimento de Deus e entregaram a suas vidas ao Senhor Jesus, agora é hora de orar para que essas pessoas ao regressarem para seu dia a dia não se esqueçam da experiência que tiveram com Jesus. Vale lembrar que muitos voltam para lugares que não existe nenhuma presença evangélica na cidade Pois é, acredite que ainda existe quase 700 cidades na Polônia sem nenhuma igreja Evangélica. Uma dessas 145 oficinas que citei acima a Jane ensinou trabalho com jornal, teve muita gente  e  pode conversar com muitas pessoas. Deus esteve presente em cada momento do Festival, em cada canto, em cada sala e protegendo cada participante, especialmente Nikodem. Em um dos dias do Festival teve um vendaval muito forte e derrubou uma arvore imensa em cima do lugar onde tínhamos a quadra de voleibol; momentos antes da queda Nikodem estava brincando nesta quadra, quando o vento começou trouxe muita areia que afastou as pessoas inclusive o Nikodem, logo em seguida a arvore caiu. Foi um grande livramento de Deus para as nossas vidas principalmente do nosso filho.



A terceira parada foi um pouco mais longe. Fomos para a Albânia. Tínhamos um sonho e um desejo de muitos anos de implantar lá o ministério Kidz Klub. Assim como Paulo foi impedido de pregar na Ásia, esse episó

dio esta relatado no livro de Atos no cap. 16. Da mesma forma por vários anos esse desejo ficou em nossos corações até que este ano o Senhor permitiu realiza-lo. Foram duas semanas de muita intensidade. Só para que você entenda um pouco, a Albânia é um país mulçumano com a presença bem pequena de igrejas Evangélicas. O islamismo lá não é radical, ou diria nominal, tanto é que tivemos 5 Kidz Klub realizados ao ar livre. Começamos com um treinamento. Participaram em torno de 30 pessoas de 3 igrejas diferentes. Foi um tempo surpreendente de aprendizado e ensino; todos supermotivados e querendo conhecer mais e mais sobre o KK. Depois da primeira semana de teoria chegou a hora da prática. Todos estavam motivados e querendo muito colocar em prática o que aprenderam. Tivemos 5 kidz Klub ao ar livre em lugares diferentes da cidade, com temperaturas altíssimas de mais de 40 graus, por isso começávamos as 18:00 hs. Todos os dias tivemos muitas crianças, em media de 100, sendo que o no ultimo Kidz Klub ultrapassamos este numero. A seguir segue o relato de uma garota que quando ouviu falar do treinamento não quis ir pois pensava que mais um dos muitos que já fizera. Uma amiga dela veio e ficou tão impactada que incendiou o coração dela para que no próximo dia estivesse lá. Gostou tanto que disse assim (exatamente como ela escreveu):

“ Em primeiro lugar, quero dizer que  o tempo com o  Kidz Klub foi incrível.
Tudo que começou com um telefonema da minha melhor amiga Erisa, e ela estava me dizendo que um treinamento já havia começado na igreja de Kamez.
A primeira coisa que eu perguntei foi: quem está fazendo esse treinamento?!
 Ela me disse "um casal brasileiro".
Bem, eu disse que não sei, acho que não vou,  é apenas uma formação teórica para dizer a verdade, não tenho tanto desejo de ir porque  eu fiz fiz tantos treinamentos para trabalhar com crianças e eu não quero perder meu tempo se não valer a pena.
(Na verdade,  por muitos anos, eu costumava tomar muitos treinamentos para crianças diferentes, e o último que eu tive era em maio e digamos a verdade em 5 dias de treinamento  eu aprendi tanta teoria e pouca prática, o única  coisa prática que eu fiz foi como fazer a lição da Bíblia e os versículos da Bíblia para crianças, mas ainda assim era algo que eu fiz antes mesmo, por causa do último treinamento, não estava tendo desejo de ir em  outro.)

Então eu disse à ela:  agora vou na igreja, deixe-me saber como foi depois de você voltar do treinamento.
À noite, minha amiga Erisa me escreveu sobre o treinamento, ela disse que era maravilhoso e que nunca tinha feito algo assim. Ela disse que amanhã vou esperar por você no ponto de ônibus e vou contar tudo. Então, no dia seguinte, ela me contou tudo o que eles fizeram no Treinamento do  Kidz Klub  e eu disse:  "está bem, acho que vou ir  hoje", na verdade com o que ela me disse, fiquei tão impressionada  que  decidi ir no segundo dia de treinamento.
E foi exatamente como minha amiga explicou, e ainda melhor, nós fizemos a teoria, mas na verdade, era mais prático, com exemplos e assim por diante, a teoria era a explicação do programa Kidz Klub por isso era uma experiência diferente.
Então, quando cheguei em casa, achei que isso era muito bom e continuaria o treinamento..
Agora que o Kidz Klub terminou, posso certamente dizer que foi ótimo, adorei o que aprendemos e a importância que damos aos detalhes, nós tivemos uma unidade que para mim é muito importante, tudo foi decidido de antemão, então, nada foi deixado no último momento, foi ótimo, gostei muito do fato de que, mesmo que fossemos de diferentes igrejas, nos tornamos tão próximos de cada um. O treinamento do Kidz Klub nos fez todos como um, normalmente Jesus é aquele que faz isso , mas esse treinamento nos trouxe mais perto um dos outros para que funcionasse.
Aprendi muito neste momento, mas também vou manter momentos inesquecíveis na minha mente. Pacheco você e sua família e também Ruth foram uma grande benção para nós !!! “ (Arjana – Albânia)
 
Tudo que aconteceu no verão foi graças ao nosso bom Deus, em cada uma das paradas enfrentamos muitos desafios, mas em todos Deus esteve conosco dando força para continuar. Foi um verão especial e diferente, cheio da presença de Deus e com muitos frutos para a honra e glória Dele. Tivemos ajuda de muitos irmãos que nos apoiaram em oração e também nos ajudaram a pagar as passagens para a Albânia, sem vocês e o amor pelas almas seria impossível fazer o que fizemos. Precisamos de você como parte importante na tarefa que Jesus nos comissionou. Não nos cansamos de afirmar que Juntos conquistaremos a Polônia, a Europa e o mundo para Jesus.


 
Pedidos de Oração

- Pela nossa vida e ministério na Polônia

- Pela nossa saúde ( As temperaturas já começaram a baixar)

- Pelo nosso sustento

- Pelo ano letivo do Nikodem que começou dia 04/09


Motivos de Louvor

- Pelo verão que foi muito produtivo

- Pela nossa família  

- Por pessoas que se converteram no Festivsl

- Pelo Treinamento do KK na Albania